R$ 51,90

  • » O Livro
  • » Sumário
  • » Look Inside
  • » Autor
  • » Vídeo
  • » Comentários
  • » Na mídia

No centro do poder

A trajetória de Petrônio Corrêa, fundador da MPM e o maior articulador da publicidade brasileira.

 

Se a publicidade brasileira atingiu reconhecimento mundial e estágio quase tão elevado como nosso futebol e nossa música, o P da antiga MPM, maior agência nos anos 1980, tem um papel fundamental nisso.

Petrônio Corrêa, diferente de outras estrelas da profissão, não se destacou criando anúncios e se achando, ou declarando-se, genial. Mas, além de obter o primeiro lugar no ranking com filiais por várias cidades do Brasil e de conviver muito próximo a empresários e ao governo, conseguiu se reinventar depois de vender a empresas para a multinacional Lintas. A marca era tão emblemática que Nizan Guanaes resolveu comprá-la quase uma década depois, pagando 1 milhão de dólares pelas três letras.

O forte do Petrônio sempre foi sua capacidade de articulação, de juntar as partes. E fez isso de forma magistral, no que deveria ser a aposentadoria de um bem-sucedido homem de negócios. Sem ele, o Conar teria um peso muito menor, a regulamentação do mercado publicitário estaria muito diferente e todos estariam ganhando menos dinheiro. Também depois de se beneficiar muito da proximidade com o governo, assumida no livro, ajudou a regulamentar, de forma bastante profissional, a relação das agências com a máquina pública.

O texto de Regina Augusto é primoroso, fluido e com a responsabilidade de manter sua marca de jornalista isenta. Ou seja, é uma biografia que não se exime de por o dedo em várias feridas. Quem ganha com isso é o leitor.

No centro do poder

Sub-título: A trajetória de Petrônio Corrêa, fundador da MPM e o maior articulador da publicidade brasileira
Autor: Regina Augusto
Idioma: Portugês
Número de Páginas: 280
Formato: 16X23
ISBN: 978-85-64683-16-7

A história de Petrônio Corrêa se confunde com a da propaganda brasileira. O P da MPM, a maior agência publicitária do País entre os anos 1970 e 1980, faz parte de uma geração que lançou as bases para o setor ser hoje reconhecido mundialmente como uma indústria próspera, criativamente de ponta e com uma grande vocação para desenvolver talentos. Da origem da MPM em Porto Alegre, ainda na década de 1950, aos diversos momentos em que Petrônio teve papel protagonista na articulação de leis e entidades que ajudaram a consolidar a publicidade nacional, este livro oferece uma oportunidade rara de mergulho nos bastidores de um mercado fascinante. A relação íntima da MPM com o poder, em especial durante os governos militares – em uma época na qual não havia concorrências públicas e as escolhas das agências por parte dos governantes eram feitas por indicação e influência; o fracasso da venda da MPM para a Lintas, até hoje o grande marco do início da globalização do setor no Brasil; e a participação de Petrônio Corrêa na formação do Conar e do Cenp, órgãos que regulam, respectivamente, conteúdo e relações comerciais da propaganda brasileira, são alguns dos pontos altos desta obra. Em um ambiente carente de referências bibliográficas que contem e resgatem sua história, este livro pretende contribuir não só para deixar registrado uma das trajetórias mais interessantes da publicidade, como também para nos lançar luz sobre o papel desta indústria dentro do contexto histórico e econômico das últimas seis décadas no Brasil.

No centro do poder

Sumário
Agradecimentos 13
Prefácio do Belini 14
Prefácio do Leifert 17
Uma história a ser contada 21
O Brasil e a publicidade em meados do século XX 27
Dos grotões gaúchos 41
Um encontro de perfis complementares 61
Cruzando a fronteira gaúcha 79
Aflora a vocação do articulador 95
A guinada da liderança 115
De Veríssimo a Graciotti 129
As sete irmãs 145
Conar: uma reação à censura 157
Agência chapa-branca 171
Um complexo de comunicação 195
A venda para a Lintas 205
A vida depois da aposentadoria 223
O modelo bem-sucedido do Conar faz escola 231
IAP: uma contribuição para a posteridade 249
Um legado incontestável 261
Posfácio - Petrônio Corrêa 271
Referências e fontes 275

No centro do poder

[book id='43' /]

No centro do poder

Autor: Regina Augusto

REGINA AUGUSTO é jornalista e uma das maiores especialistas brasileiras no mercado de comunicação, marketing e mídia. Começou a cobrir o setor em 1996, como repórter no Meio e Mensagem, onde hoje é diretora editorial. No Centro do Poder é seu livro de estreia.



No centro do poder

No centro do poder

9 Comentários para “No centro do poder”

  1. [...] obrigatória para o mercado publicitário e de negócios. Vai perder? Se quiser comprar agora, clique aqui. Tweet !function(d,s,id){var [...]

  2. [...] quiser comprar o livro pelo site da editora é só clicar aqui e escolher a sua forma preferida de [...]

  3. [...] quiser se ver ou quem faltou, descobriu o que perdeu, clique na imagem acima. Para comprar o livro, clique aqui. Tweet !function(d,s,id){var [...]

  4. [...] No centro do poder narra a trajetória de Petrônio Corrêa e sua MPM. Petrônio pode ser considerado uma espécie de Forrest Gump da publicidade brasileira, esteve onde as principais coisas aconteceram, e, melhor, esteve de maneira ativa, ajudando a consolidar a atividade e a transformar a publicidade brasileira no que ela é hoje, se quiser saber mais e comprar, clique aqui. [...]

  5. [...] ou estudante, ou se interessa pelo assunto, não pode perder o lançamento! Garanta já o seu livro clicando aqui. Tweet !function(d,s,id){var [...]

  6. [...] para quem não pode participar, ou participou da Aula Magna e se interessou pelo livro, clique aqui e dê uma olhada nas primeiras páginas. Tweet !function(d,s,id){var [...]

  7. [...] do Livro, nenhuma sobrou independente. Se quiser comprar o livro ou saber mais sobre ele, clique aqui. Tweet !function(d,s,id){var [...]

  8. [...] A jornalista Regina Augusto, autora do No centro do poder, deu uma entrevista ao Portal Imprensa, falando um pouco sobre o livro e sobre a história da publicidade brasileira, sua relação com a ditadura e a importancia da MPM para o mundo publicitário. Leia a entrevista na íntegra clicando aqui. Para comprar o livro No centro do poder, clique aqui. [...]

  9. [...] o livro que conta a trajetória de um dos maiores publicitários brasileiros, Petrônio Corrêa. Clique aqui para saber [...]


Comente

No centro do poder

Regina Augusto em entrevista ao Portal Imprensa
Data: 01/04/2013
Matéria: Jornalista lança livro sobre a ligação de agências de publicidade com o regime militar
Tags: , , , ,

A jornalista Regina Augusto, autora do No centro do poder, deu uma entrevista ao Portal Imprensa, falando um pouco sobre o livro e sobre a história da publicidade brasileira, sua relação com a ditadura e a importância da MPM para o mundo publicitário.

Leia a entrevista na íntegra clicando aqui. Para comprar o livro No centro do poder, clique aqui.

 

Livros de Safra no Valor de hoje!
Data: 19/02/2013
Matéria: Boas relações e força de sedução na alma do negócio
Tags: , , , , , , , ,


Valor Econômico - 19/02/2013

“No final dos anos 1950, telefone era artigo de luxo no Brasil. As linhas eram muito caras e pouquíssimos privilegiados tinham acesso a elas. Por isso, quando a maior agência brasileira de publicidade dos anos 1970 e 80 foi inaugurada, em junho de 1957, suas instalações não contavam com aquele que é hoje um equipamento elementar de comunicação – só obtido, então, depois de meses de negociações com a companhia telefônica da época.”, é dessa forma que a jornalista Marinete Veloso começa a matéria sobre o livro No centro do poder, no Valor Econômico de hoje.

É meio difícil imaginar uma situação como essa nos dias de hoje, não é? E há quem diga que só estamos vivendo a Era Digital porque a publicidade existe e estimulou a corrida tecnológica. Mas independente disso, há pouco mais de 50 anos surgia uma das maiores agências de publicidades brasileira, e, direta ou indiretamente, a história da MPM influênciou a nossa sociedade, e quem se interessa por essa área não pode deixar de conhecer a trajetória de um de seus fundadores, Petrônio Corrêa.

E, de quebra, o nosso InGenium ganhou um lugar na “Biblioteca”, ao lado da matéria do No centro do poder! Ou seja, você não pode deixar de ler esses dois livros, pois ambos possuem um grande valor para sua formação pessoal e profissional.

Para ler a matéria do Valor na íntegra, clique aqui.

© Livros do Safra. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Carranca Design.
highslide wordpress