Em breve no Brasil, A Coragem de ensinar, um dos mais tradicionais best-sellers de educação dos EUA
15
Mar 2012

Capa da edição norte-americana de 10 anos de "The Courage to Teach"

A Coragem de ensinar, de Parker J. Palmer, é um clássico norte-americano sobre educação. Publicado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1997, e atualizado para a edição de seu 10o aniversário, o livro continua na lista dos mais vendidos do gênero no Amazon. Além de ser um best-seller, o título tem como maior trunfo o fato de ter influenciado toda uma geração de professores a buscar atingir seu máximo potencial, em prol do amor à profissão e dos alunos, apesar de todas as dificuldades. Nas palavras do próprio autor, “Este livro é para professores que têm dias bons e ruins – e cujos dias ruins causam o tipo de sofrimento que só algo que se amam pode causar. É para professores que se recusam a enrijecer o coração, porque amam os alunos, amam aprender e amam a vida de professor.” A boa notícia é que a Livros de Safra vai corrigir a falha de esse livro nunca ter sido publicado no Brasil, país cheio de professores em busca de se superar, aprimorar em enfrentar as dificuldades de um sistema de educação falho. Já somos testemunhas da garra dos tantos dedicados professores por causa de nosso título Aula Nota 10, de Doug Lemov, que é um sucesso de vendas e de resultado. E nos orgulhamos de trazer para cá mais esse título importante e reconhecido para os professores. O livro só chega ao mercado em julho deste ano. No entanto, fique com uma palhinha do que vão encontrar. Abaixo publicamos o prefácio que o autor escreveu especialmente para os leitores brasileiros.

A coragem de ensinar: explorando a paisagem interior da vida de um professor

Prefácio do autor para a edição brasileira

Para mim, uma das alegrias de ser escritor é ver meus livros criarem vida própria, irem a lugares e fazerem coisas que eu não poderia ter imaginado para eles. Nesse sentido, ser escritor se assemelha um pouco a ser pai: você faz o melhor que pode ao criar o seu filho, ou ao escrever um livro, e então o solta no mundo para observá-lo seguir seu próprio destino. Desde sua publicação original, em 1987 — uma edição de décimo aniversário foi publicada em 1997 — o livro alcançou muito mais do que os leitores de faculdades e universidades que eu tinha em mente quando o escrevi. Ele foi usado por educadores de ensino fundamental e médio, professores universitários da área de comércio, diretores de programas de residência médica, pessoas que preparam personal coaches, professores que dão aulas principalmente online e muitos, muitos outros. O livro também cruzou fronteiras nacionais, tendo sido traduzido para japonês, coreano, chinês tradicional, chinês simplificado, indonésio, eslovaco e agora para o português. Enquanto observava este livro cruzar vários tipos de fronteiras, lembrei-me de que, no mundo todo, em todos os níveis educacionais, professores e líderes da área da educação têm muito em comum. Eles compartilham a aspiração de fazer um bom trabalho com seus alunos, não apenas para dar-lhes o domínio de um conjunto de conhecimentos ou técnicas, mas para inspirá-los com o amor pela aprendizagem e ajudá-los a viver vidas mais bem-sucedidas. Infelizmente, eles também têm obstáculos em comum para alcançar suas aspirações. Alguns desses obstáculos são exteriores; por exemplo, condições sociais que fazem os alunos chegarem à escola despreparados ou incapazes de aprender, ou condições institucionais que minam o moral dos professores com regulamentos que têm muito mais a ver com política do que com um bom trabalho com os alunos. E alguns desses obstáculos à boa prática docente são encontrados dentro daqueles que ensinam; por exemplo, medos que nos impedem de correr riscos pedagógicos criativos, ou o impulso competitivo que nos impede de nos unirmos aos nossos colegas em uma “comunidade de prática” cheia de recursos. Como o subtítulo deste livro sugere — explorando a paisagem interior da vida de um professor — minha ênfase aqui está nos obstáculos encontrados dentro de nós, obstáculos aos quais temos acesso imediato e poder interior para superar. Mas essa abordagem não ignora as condições exteriores que nos atrapalham. Ao contrário, superar esses obstáculos exteriores depende de qualidades interiores como a coragem: a coragem de confrontar as condições que demasiadas vezes frustram os bons professores e tiram dos alunos oportunidades vitais de aprender, crescer e ser útil ao mundo. Dou as boas-vindas aos meus novos leitores brasileiros nesta exploração das paisagens interiores e exteriores da antiga busca humana chamada ensino-aprendizagem. Sou grato pelo seu compromisso de ensinar em qualquer nível, e pela oportunidade que esta tradução me dá de aprender com vocês.

Parker J. Palmer

Madison, Wisconsin

5 de março de 2012

Share 'Em breve no Brasil, A Coragem de ensinar, um dos mais tradicionais best-sellers de educação dos EUA' on Delicious Share 'Em breve no Brasil, A Coragem de ensinar, um dos mais tradicionais best-sellers de educação dos EUA' on Digg Share 'Em breve no Brasil, A Coragem de ensinar, um dos mais tradicionais best-sellers de educação dos EUA' on Facebook Share 'Em breve no Brasil, A Coragem de ensinar, um dos mais tradicionais best-sellers de educação dos EUA' on Google+ Share 'Em breve no Brasil, A Coragem de ensinar, um dos mais tradicionais best-sellers de educação dos EUA' on reddit Share 'Em breve no Brasil, A Coragem de ensinar, um dos mais tradicionais best-sellers de educação dos EUA' on StumbleUpon Share 'Em breve no Brasil, A Coragem de ensinar, um dos mais tradicionais best-sellers de educação dos EUA' on Tumblr
Comentários


Comente

© Livros do Safra. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Carranca Design.
highslide wordpress